Apresentação

O CIC - Congresso de Iniciação Científica das FIO – Faculdades Integradas de Ourinhos, identifica-se como um evento anual previsto no catálogo institucional, que no ano de 2016 encontra-se em sua 15ª edição. O evento permite introduzir os estudantes na pesquisa científica e neste sentido, as FIO emprega esforços na certeza de que tal instrumento contribui enormemente para a etapa fundamental voltada à formação de novos pesquisadores, visto que essa formação constitui-se como objeto de desejo de todo e qualquer estudante em nível de graduação. Assim, na prática, o evento proporciona o primeiro momento da carreira acadêmica em que o aluno entra em contato direto com aplicação dos conceitos e aprendizagens discutidos durante o curso, finalizando um ciclo de aprendizagem voltada à aplicação de métodos e técnicas científicas.

Além disso, o evento anual direciona para a possibilidade de sociabilizar o convívio e um maior contato entre professores e alunos, proporcionando desde cedo uma maior interação do discente junto à atividade científica e desta forma, contribui para engajá-lo em uma linha de pesquisa.

Desta forma, as Faculdades Integradas de Ourinhos, motivadas pela grande adesão aos eventos anteriores do gênero e, também pelo crescente interesse de alunos e professores para a prática da pesquisa, realizará o XV Congresso de Iniciação Científica, nos dias 09 e 11 de Novembro de 2016. Na oportunidade serão apresentados os trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação e professores das FIO e de outras Instituições de ensino Superior ou Médio participantes.

O evento, cujo objetivo maior é criar a cultura e a institucionalização da pesquisa, será apresentado em formato de comunicação oral e apresentação em forma de painel com dimensões de 120 cm de altura por 90 cm de largura.

O XV CIC - Congresso de Iniciação Científica das FIO apresenta os seguintes objetivos específicos:

O XV CIC-Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Integradas de Ourinhos está aberto à participação de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de quaisquer Instituições de Ensino Superior ou Médio, promovendo a integração, assim como o intercâmbio cultural e científico da região do sudoeste do estado de São Paulo e norte pioneiro do estado do Paraná.

 

Comissão Organizadora do XV CIC das FIO